segunda-feira, 18 de outubro de 2010

*"FIQUEI DOIS MESES NUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO" (JONG BOK SOON, 63 ANOS)*


"Resolvi fugir da Coréia do Norte depois de ver minha neta
de 6 anos morrer de fome, em 1998. Fui preso nas duas primeiras
tentativas. Da segunda vez, fui mandado para Chongjin (campo de
concentração no norte do país), onde fiquei por dois meses.
Tive sorte de sobreviver. A comida que eles dão aos prisioneiros
não serve nem para os porcos: é uma mistura de água com cascas
de grãos mofadas ou podres. Os guardas são treinados para nos
tratar como insetos. Vi-os chutar com suas botinas a barriga
de uma jovem grávida capturada na China. Gritavam que ela
carregava o filho de um chinês no ventre. O bebê nasceu e eles
o deixaram chorando num canto até que morresse. Escapei porque
adoeci gravemente e meu irmão subornou guardas para que
dissessem que eu havia morrido.
Moro em Seul há oito anos. Na Coréia do Norte, eles dizem que a
sociedade daqui é doente e decadente e que lá é o paraíso
dos trabalhadores. Como eles podem enganar as pessoas assim?"

(Jong Bok Soon, de 63 anos)
(Imagem da internet)

Nenhum comentário: